Curta nossa página e ajude nosso BLOG a crescer!

Compartilhando Boas Ideias

Sociedade

Belo Horizonte é a Capital da Hora do Planeta

Belo Horizonte foi eleita por um júri internacional a Capital Brasileira da Hora do Planeta – evento da WWF que tem como pauta sustentabilidade.


Belo Horizonte foi eleita por um júri internacional a Capital Brasileira da Hora do Planeta – evento organizado todos os anos pelo WWF em diversos países para conscientizar a sociedade em relação ao aquecimento global.

A eleição ocorreu em parceria com a organização Governos Locais pela Sustentabilidade (Iclei) por meio da iniciativa “Hora do Planeta: Desafio das Cidades”. A plataforma, em seu terceiro ano, elegeu capitais de 13 países no trabalho rumo ao desenvolvimento sustentável. A escolha de Belo Horizonte foi anunciada durante cerimônia realizada no salão nobre da Prefeitura.

A capital de Minas Gerais concorreu em âmbito nacional com as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo – outros dois finalistas do Brasil. Também participaram da disputa Porto Alegre (RS), Manaus(AM), Fortaleza (CE), Betim (MG) e Sorocaba (SP).

Segundo o parecer técnico do júri internacional, composto por especialistas, Belo Horizonte “apresenta uma estratégia de baixo carbono integrada, guiada por uma visão forte e construída através de ações concretas”. Entre os exemplos citados para a vitória da capital mineira estão a Usina Solar Fotovoltaica, instalada na cobertura do Mineirão (um dos estádios da Copa do Mundo Fifa 2014) e o fato de a energia solar térmica ter se desenvolvido de forma adequada na cidade – que é considerada referência na aplicação do coletor solar para aquecimento de água e em números de edificações multifamiliares com a aplicação da tecnologia (aproximadamente 3.000 edifícios residenciais).

Foi destacado também o Programa de Eficiência Energética da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), no qual uma parte do lucro da empresa é destinada para pesquisa e desenvolvimento. Para finalizar, os julgadores afirmam que a cidade “demonstra grande liderança local em ações climáticas dentro de uma economia emergente”.

Hora do Planeta e o Brasil no Desafio das Cidades

Foi a primeira vez que o Brasil participou dessa iniciativa em busca de práticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, o Desafio das Cidades avaliou os investimentos na reestruturação das matrizes energéticas para fontes limpas. “Com o Desafio das Cidades vamos além da Hora do Planeta”, afirma a secretária-geral do WWF-Brasil, Maria Cecília Wey de Brito. “O objetivo é estimular a criação e disseminação de melhores práticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas por meio de planos ambiciosos, inspiradores e factíveis para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono.”

Comentários

Outras notícias

TRANSFORME SUAS IDEIAS E TUDO SERÁ DIFERENTE

Junte-se à nossa comunidade, e receba atualizações, artigos e dicas sobre quem inova e pensa de forma inteligente e sustentável.

Cadastro News

Odiamos Spam e respeitamos sua privacidade.
Você está 100% seguro.