Curta nossa página e ajude nosso BLOG a crescer!

Compartilhando Boas Ideias

Inovação

Ooho! Conheça a garrafa de água comestível

Imagine uma garrafa d’água livre de plásticos, biodegradável e comestível?! Parece um exagero certo, mas esta é a Ooho! a garrafa de água comestível ou Water Bottle.


Ooho! A garrafa de água comestível que aparece como uma promissora substituta do plástico!

Projetada por um trio de designers londrinos, Ooho é uma embalagem livre de plásticos, biodegradável e comestível, que nasceu a partir da “esferificação“, técnica usada em gastronomia molecular, onde se cria uma membrana gelatinosa em torno do líquido.

A estrutura é composta por algas e cloreto de cálcio, que criam um gel ao redor da água. Enquanto o invólucro é criado, a água está em estado sólido – como se estivesse congelada -, sendo possível, assim, gerar uma esfera maior, que mantém os ingredientes na membrana e separados da água.

De acordo com o criador da membrana, o objetivo é diminuir o uso de garrafas descartáveis, fazendo a troca pela garrafa de água comestível. “Oitenta por cento das garrafas que usamos e jogamos fora não são recicladas. Esse consumo reflete a sociedade na qual vivemos”, afirma Rodrigo Garcia González, que desenvolveu a Ooho com seus colegas de faculdade, Pierre Paslier e Guillaume Couche.

Ooho! A garrafa de água comestível e seus custos

Garcia afirma também que, além de ser ecologicamente correta, a “bolha d’água” irá reduzir custos, já que a maior parte do custo para produzir água vem da própria produção de garrafas. A Ooho pode ser produzida por apenas €0,01 (R$ 0,04), de acordo com seus criadores.

Para completar, a Ooho possui dupla membrana, que permite proteger o interior de forma higiênica.

3 motivos pelos quais isso mudaria a nossa história:

1. Consumo de petróleo na produção do plástico

Segundo a ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – MG) atualmente usamos 4% da produção mundial de petróleo na produção de plástico. Se pensarmos que só a Petrobras produz 1,931 milhões de barris por dia, estamos falando em uma redução de 77 mil barris por dia.

2. A PET no lixo doméstico

Em 2012, as garrafas PET representavam cerca de 20% dos nosso lixo doméstico, ou seja, 505 mil toneladas. No entanto, só 20% é reciclado! Ou seja, mais de 400 mil toneladas de plástico vão parar nos aterros.

3. Haja tempo!

O plástico leva quase 100 anos para se decompor na natureza. Preciso dizer mais alguma coisa?

Video compara Ooho! e garrafa convencional

Aplicações do OOHO!

Em resumo, o Ooho liberaria mais espaço nos aterros, diminuindo o consumo de petróleo (mesmo que apenas 4%). Resta saber se teremos água potável para engarrafar estas pequenas maravilhas gelatinosas.

Comentários

Outras notícias

TRANSFORME SUAS IDEIAS E TUDO SERÁ DIFERENTE

Junte-se à nossa comunidade, e receba atualizações, artigos e dicas sobre quem inova e pensa de forma inteligente e sustentável.

Cadastro News

Odiamos Spam e respeitamos sua privacidade.
Você está 100% seguro.